quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bob Marley 30 anos depois.

(como podem compreender é-me impossível fazer uma selecção tão curta, estas foram escolhidas apenas no impulso deste momento) Aqui fica para escutar a ler:














Bob Marley nasceu numa pequena aldeia da Jamaica chamada Nine Mile, a 6 de Fevereiro de 1945. O seu Pai era de origem Inglesa e a sua Mãe tinha 18 anos quando nasceu Nesta Robert Marley, o seu verdadeiro nome. Em 63, juntamente com Peter Tosh, formou o primeiro grupo chamado "The Teenagers", que mais tarde se tornaria "The Wailers". Marley deixou 11 filhos, sendo a sua principal relação com Rita. Os seus dois filhos Damian e Ziggy são, tal como o pai, êxitos da indústria Reggae.
Ele lutou incessantemente pelos direitos humanos, pela paz e união entre nações africanas e pela tolerância entre povos e religiões. 
Celebrou a independência do Zimbabwe no dia em que o meu Irmão nasceu e difundiu como nunca ninguém antes nem depois o fez, a cultura Rastafari e o Reggae. Abriu ao mundo caminho para a restante música Jamaicana e influenciou dezenas de bandas mais actuais que beberam das mesmas raízes.
Escreveu dezenas e dezenas de letras e músicas que há mais de 40 anos inspiram e ajudam milhões de fãs a pensar e viver a vida, inspirando, ou não, como ele aquilo de que gostam para viver com mais gosto.
A 11 de Maio de 1981 faleceu com apenas 36 anos, vitima de um cancro que alastrou rapidamente e não foi curado após a infecção de uma ferida que fez no pé enquanto jogava à bola. Se não tivesse recusado a desinfecção e o tratamento, tal como a sua "religião" prega contra o uso de medicina química, provavelmente ainda o veríamos, com menos entusiasmo e valor do que se aparecesse hoje sem ter morrido. Ou talvez não.
É dos maiores motivos de eu desejar tantas vezes ter uma máquina o tempo.
Descobri-o entre os meus 9 e 10 anos, por uma colectânea do meu Irmão, e a verdade é também que muito Lhe devo e Lhe agradeço! E muito por Ele, hoje aos 23 anos, não sei viver sem ouvir, escutar e descobrir música. Foi com Ele que comecei a aprender a fazê-lo. Aquilo de que mais gosto.
Obrigado por tudo.
    














Para quem quer conhecer mais:










Sem comentários:

Enviar um comentário